saúde

Tratamento para obesidade: Saiba como perder peso e melhorar sua saúde definitivamente!

A obesidade não é questão apenas de estética como muitas pessoas pensam. Pelo contrário, muitos obesos podem gostar de seus corpos e se sentirem bonitos. Contudo, o excesso de peso afeta muito mais do que só a aparência, principalmente pelos riscos à saúde que esse problema traz. O risco de desenvolver problemas gástricos, pressão alta, colesterol alto, diabetes e problemas cardiovasculares torna fundamental que o paciente faça um tratamento para diabetes o mais rápido possível.

Por isso, no artigo de hoje viemos com o objetivo de informar e ajudar quem sofre de obesidade e não sabe como acabar com esse problema. Confira e tire suas dúvidas!

O tratamento para obesidade é possível com medicamentos?

Sim, com a medicina tão avançada, o paciente que busca um tratamento para obesidade só precisa buscar o profissional indicado e solicitar uma medicação para reduzir seu excesso de peso.

Os medicamentos que indicaremos abaixo são apenas para fins informativos e o uso deles requer uma prescrição médica e acompanhamento com o profissional. Os mais indicados são:

  • A sibutramina

Na época em que foi elaborado esse medicamento era utilizado para o tratamento da depressão, contudo, com o passar dos anos a sibutramina se tornou famosa pela eficácia no emagrecimento e tratamento da obesidade. Por ser um remédio que aumenta a saciedade, o fármaco faz o paciente comer menos durante o dia e consequentemente ingerir menos comidas gordurosas e reduzir os níveis de colesterol ruim no organismo.

É preciso bastante cuidado no tratamento com esse medicamento uma vez que seus efeitos colaterais vão de boca seca, tontura e alterações no humor até insônia e palpitações.

  • A efedrina

Essa substância alcaloide é extraída das plantas e gênero Ephedra e já teves várias funções terapêuticas. Porém, atualmente sua fama se deve à alta capacidade de promover a circulação sanguínea no paciente, fazendo seu metabolismo acelerar e queimar gordura mais rápido.

obesidade infantil

Para a obesidade infantil

No caso das crianças e adolescentes que já estão enfrentando a obesidade, a maioria dos pais e médicos opta por não iniciar um tratamento direto com remédios, pois eles podem ser agressivos para o organismo ainda em formação da criança e até afetar seu desenvolvimento. Portanto, o tratamento para obesidade mais indicado nesse caso é a mudança de hábitos, alimentação e exercícios, consistindo em criar uma nova rotina para o jovem adotar durante sua vida.

As dicas de profissionais são:

  • Que a criança consuma mais frutas, vegetais e legumes, preferindo alimentos integrais e não industrializados;
  • Evitar consumir refrigerante e outras bebidas adoçadas;
  • Que a família reduza o número de vezes na semana que sai para comer fast foods etc;
  • Os pais sirvam a quantidade adequada de comida durante as refeições;
  • Que os pais não forcem a criança a terminar a comida que ela não aguenta.

Existe algum tratamento para obesidade gratuito?

Algumas universidades, como por exemplo a UnG de Guarulhos, fornecem programas gratuitos com inscrições limitadas para ajudar crianças acima do peso. Já a ABESO, uma associação de tratamento da obesidade oferece todo ano em São Paulo um tratamento gratuito com consultas ofertadas de segunda à quarta.

Além dessas facilidades fornecidas por universidades públicas e privadas, a pessoa obesa também pode se dirigir à uma unidade básica de saúde e realizar uma consulta pelo SUS. O médico irá comprovar se seu índice corporal confirma obesidade e irá te encaminhar para uma cirurgia bariátrica gratuita se necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *