saúde

Anticoncepcional injetável: Como funciona? É seguro? Saiba mais!

O anticoncepcional é um dos contraceptivos mais utilizados pelas mulheres. Dessa forma, elas conseguem evitar uma gravidez indesejada, além de regular seu ciclo menstrual, reduzir a intensidade das cólicas etc. No entanto, ao tomar o anticoncepcional oral é necessário cuidado principalmente com horário, pois se esquecer de tomar esse medicamento ele poderá não ter mais efeito. E é por esse e por outros motivos, que muitas preferem optar pelo anticoncepcional injetável.

Se você deseja saber o que é e como funciona o anticoncepcional injetável, continue lendo esse artigo e veja  a seguir tudo sobre ele.

O que é o anticoncepcional injetável?

O anticoncepcional injetável é um dos diversos métodos contraceptivos existentes atualmente, consiste na aplicação da injeção contendo os hormônios contraceptivos necessários: a progesterona e os estrogênios.

A grande diferença desse método contraceptivo é a dose de longa duração. O Anticoncepcional Injetável  pode ser aplicado mensalmente ou trimestralmente, o que exclui a necessidade de se lembrar de tomar pílulas diariamente.

Tanto a aplicação mensal quanto a trimestral têm os mesmo efeitos das pílulas anticoncepcionais convencionais, o que muda é vantagem de ser tomado de 3 em 3 meses. Já a desvantagem, provocar a ausência da menstruação no inicio do tratamento.

Como funciona?

Da mesma forma que acontece com as pílulas anticoncepcionais, o Anticoncepcional Injetável suspende a ovulação, e reduz o espessamento endometrial, fazendo com que o muco do colo do útero fique mais espesso e impeça a penetração do espermatozoide.

Além disso, o fluxo menstrual é impedido, já que uma maior quantidade de hormônios é aplicada ao organismo.

Uma diferença entre o Anticoncepcional Injetável e as pílulas anticoncepcionais convencionais se dá pelo tempo da aplicação. Dessa forma, os hormônios injetados no músculo do glúteo caem lentamente na corrente sanguínea, diferentemente do que acontece quando há o uso da pílula anticoncepcional por via oral.

Anticoncepcional injetável é eficaz?

Como todos nós sabemos,  existem possibilidades dos métodos contraceptivos falharem, mas o Anticoncepcional Injetável é muito eficaz. Possui taxas de apenas 0,1% a 0,4% de falhas para a aplicação mensal e 0,3% para aplicação trimestral, taxas essas equivalentes a cirurgia de ligação de trompas.

Vale lembrar que qualquer método contraceptivo deve ser discutido e administrado com seu ginecologista. Pois, cada mulher terá seu método contraceptivo diferente por razões hormonais de cada uma, por isso nunca se deve administrar o Anticoncepcional Injetável sem receita médica.

Vantagens e desvantagens do uso do Anticoncepcional Injetável

Vantagens

  • Não precisa ficar se preocupando com sua administração diária ou semanal;
  • Em alguns casos pode ser utilizado durante a amamentação;
  • Para algumas mulheres pode reduzir o fluxo menstrual e as temidas cólicas;
  • Possibilita continuidade da vida sexual, sem interrupções.
  • Dura de 1 a 3 meses uma única aplicação.

Desvantagens

  • Para algumas mulheres pode causar dor de cabeça e alteração no humor;
  • Em alguns casos pode causar o aumento de peso;
  • Pode causar ciclos menstruais irregulares;
  • Precisa ser aplicado por um profissional da saúde.

Ficou alguma dúvida? Deixe-a nos comentários que assim que for possível responderemos você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *