decoração

Mármore e granito: Saiba onde é melhor usar cada um desses tipos!

A decoração de um ambiente envolve uma série de fatores importantes que precisam ser considerados na hora de compor os ambientes. Isso inclui paredes, pisos e acabamentos, logo, escolher o melhor material é primordial, e nesse contexto dois elementos aparecem com muita força que é o mármore e granito. Um dos motivos desses materiais serem tão valorizados é o fato de que eles dão ainda mais sofisticação ao espaço, quando usados da maneira correta.

Na hora de escolher entre um ou outro é importante saber onde ele será usado, visto que existem algumas diferenças muito importantes, o granito é mais resistente e pode ser colocado em bancadas de cozinhas, pisos e também em soleiras. Já o mármore tem uma estrutura considerada mais leve, portanto, ficam melhores em ambientes que sejam internos, uma vez que dessa maneira eles ficam protegidos contra a poluição, e também contra a ação do tempo.

Uma maneira simples de saber onde colocar o mármore e granito é fazendo uma comparação entre os materiais, e os pontos que precisam ser considerados são:

Mármore

é formado pela calcita e um mineral, sendo que uma das suas principais características é a variação de cores que podem ser encontradas na sua superfície. Hoje em dia existem pelo menos 50 tipos diferentes de mármores, cada um com suas características, os mais comuns são o bege e branco. Uma curiosidade é que grandes esculturas têm o material como base, tais como a Vênus de Milo na Grécia, o Taj Mahal na Índia e o Partenon também na Grécia.

Granito

é uma rocha composta por quartzo, feldspato alcalino e mica, sendo que o Brasil é um dos principais produtores do material em todo o mundo. Assim como o mármore, também existem variações, e isso faz com que o valor também sofra impacto.

É caro?

Quem está em processo de construção ou reforma costuma se preocupar bastante com relação ao valor, uma vez que existe a necessidade de comprar outros materiais, além do mármore e do granito, o certo é que há diversos tipos desses produtos no mercado, e isso acaba influenciando no seu preço.

Ou seja, é importante saber exatamente qual o tipo vai ser necessário para a sua obra, e como escolher entre o mármore e granito, com essas informações é mais fácil decidir qual a melhor compra a ser feita, não gastando mais do que o necessário.

Melhores locais para colocar mármore e granito

Como mencionado anteriormente, o melhor local para colocar o mármore e granito vai depender de cada situação. Em via de regra, para os espaços externos é mais recomendado utilizar o granito, uma vez que eles são mais resistentes, e as variações da temperatura não irá degastar tanto a sua estrutura, mas nada impede que eles sejam usados em ambientes internos.

Já o mármore é mais recomendado para as áreas internas, uma vez que quando expostos por muito tempo à poluição e variações de temperatura é comum que ele sofra um desgaste muito grande, formando assim uma aparência envelhecida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *