Prevenir a osteoporose: Veja métodos simples que podem evitar uma doença agonizante!

A osteoporose é uma doença que afeta os ossos, fazendo com que eles fiquem frágeis e quebradiços, por isso saber como prevenir a osteoporose é fundamental para evitar ter esse problema futuramente.

Se você deseja saber como prevenir esta doença, continue conosco e tire todas as suas dúvidas.

Quais vitaminas são necessárias para prevenir a osteoporose?

Uma das formas de como prevenir a osteoporose é utilizando as vitaminas em conjunto com uma alimentação saudável e com atividades físicas.

Por muitos anos ouvimos dizer que bastava ter uma alimentação balanceada com muito cálcio que as chances de ter a osteoporose seriam mínimas, mas hoje estudos comprovam que somente o cálcio não consegue prevenir esta doença.

Para evitar o problema é necessário ter mais atenção quanto à suplementação vitamínica, onde além do cálcio é preciso também ingerir vitamina D, vitamina K, magnésio, entre outros.

Para entender melhor a função de cada uma dessas vitaminas no organismo e conseguir identificar cada alimento que contribui para essa suplementação iremos explicar onde encontrar e como atua cada uma delas, veja abaixo:

  • Vitamina D

A vitamina D baixa no corpo pode influenciar no surgimento da osteoporose, uma vez que ela atua auxiliando na absorção do cálcio pelo intestino e pelos rins. Esse é um importante processo para a formação e reabsorção óssea, por isso quando falamos em como prevenir a osteoporose não podemos esquecer dessa vitamina.

Para adquiri- lá basta fazer a ingestão de alimentos como salmão e sardinha, por exemplo, desde que em baixa quantidade, ou ainda se preferir poderá fazer a suplementação da vitamina D através da exposição aos raios solares no período da manhã, quando o sol se encontra na melhor forma para a saúde.

  • Vitamina K

Já a vitamina K atua acelerando a formação dos ossos quando já agregado a vitamina D e ao cálcio no organismo.

Você poderá encontrar a vitamina K em produtos como fígado e gemas de ovos, ou também se preferir poderá fazer a suplementação em cápsulas, já que esta forma é uma das mais recomendadas para suprir a necessidade deste tipo de vitamina.

  • Magnésio e Cálcio

Por fim, o magnésio que atua na metabolização do cálcio, e o próprio cálcio, atuam em conjunto a fim de favorecer a rigidez do osso, diminuindo a probabilidade de fraturas ósseas.

Eles podem ser encontrados nos espinafres, nos cereais integrais, no leite e seus derivados e também no salmão, nas nozes e nas castanhas.

varias frutas como banana laranja maçã pera e outra para representar prevenir a osteoporose com alimentos

Como prevenir a osteoporose com os alimentos certos?

Além da suplementação vitamínica, toda a sua alimentação irá ter um importante papel para o funcionamento do organismo, tendo funções que vão desde o processo de formação do esqueleto, até os processos de contração muscular e liberação de hormônios, que todos em conjunto fazem com que a pessoa leve uma vida normal e com qualidade.

Por isso, se você está em busca de como prevenir a osteoporose prefira os alimentos mais saudáveis, evitando frituras e industrializados, para que deste modo você possa ter uma alimentação mais rica, que não lhe dará somente como resultado a prevenção da osteoporose, mas também uma melhor qualidade de vida.

E com atividade física?

Além da alimentação e suplementação vitamínica, é necessário também manter a prática de atividade física em dia, de modo que o seu corpo se acostume com a rotina e não fique preguiçoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *