saúde

Mancha branca na pele: O que pode ser? Veja a lista de possibilidades aqui!

Mancha branca na pele: O que pode ser? Veja a lista de possibilidades aqui!

Se você está com manha branca pelo corpo e não sabe o que é, saiba que este pode ser um sintoma de vários tipos de doenças na pele, por isso é fundamental consultar um médico.

Deseja saber um pouco mais sobre mancha branca e o que pode causá-la? Leia esse artigo e confira!

O que pode ser?

O surgimento de manchas brancas é algo muito comum, principalmente em brasileiros, devido a nossa condição climática, ela poderá aparecer em diversos lugares por diversos fatores.

Mesmo que as manchas brancas possam estar normalmente ligadas por fatores simples como micoses e sardas brancas, é sempre bom estar ligado quanto a suas características e sintomas externos, pois além destas simples condições citadas a mancha branca poderá também estar ligada a dermatites, vitiligo ou até mesmo hipomelanoses.

Sempre que observado o surgimento de manchas brancas no corpo é necessário atentar-se ao seu tamanho, a sua localização e quando surgiu, além de sintomas externos como a coceira, pele seca ou descamação da pele.

Após fazer esta observação é de suma importância marcar uma consulta com um especialista na área, para que ele possa fazer a correta identificação da causa da mancha branca e só então indicar o tratamento mais apropriado.

Micose

A micose de pele também conhecida como pano branco ou até micose de praia é uma das doenças que podem estar ocasionando as manchas brancas em sua pele.

Causada pelo fungo malassezia furfur, a doença é caracterizada pela substância chamada ácido azeláico produzido por este fungo, onde impede a pele de produzir melanina sempre que exposta ao sol, tornando-se mais claro o local onde o fungo está presente.

Este tipo de condição é muito comum em áreas onde possui o clima quente e úmido principalmente em estados a beira mar, sendo tratados normalmente a base de pomadas antifúngicas diretamente no local afetado.

Sol

Após passarmos muito tempo expostos ao sol, seja na praia ou mesmo na piscina é comum após alguns dias à pele começar a descamar, e em algumas pessoas de modo geral ocorre o surgimento de pequenas manchas brancas na especialmente sobre os braços, costas e peito, mas que não necessariamente está ligada a micose.

Nestes casos em especial é comum o desaparecimento das manchas brancas com passar do tempo, somente com hidratação diária da pele principalmente sobre a área afetada, e para casos em que isso não acontece no tempo correto, aplicação de pomadas indicadas para o tratamento.

Sardas

Outro fator que pode estar ocasionando as manchas brancas na sua pele pode ser a sarda, normalmente ligada a exposição excessiva ao sol.

As manchas brancas ocasionadas pelas sardas medem em média de 1 a 10 mm e são produzidas devido os raios UV lesionarem os melanócitos, estruturas que dão a coloração a pele.

Dermatite atópica

Outra condição que pode estar associada à mancha branca é a dermatite atópica, caracterizada além das próprias manchas, por apresentar erupções que coçam e apresentam crostas, normalmente sendo mais comum entre as articulações, nas dobras dos braços e na parte de trás do joelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *