HPV: Conheça mais sobre essa doença e aprenda a se prevenir!

O HPV é uma doença grave que pode afetar pessoas de várias idades. Essa doença deve ser tratada o mais rápido possível para que o indivíduo possa ter mais qualidade de vida, por isso saber seus sintomas e causas é fundamental.

Deseja saber mais sobre o HPV? Continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir.

O HPV tem cura?

Embora o HPV seja muito difícil de ser totalmente eliminado do organismo, o vírus pode sim ter cura, desde que o tratamento seja realizado da forma correta, com as lesões desaparecendo completamente.

Um tratamento comum é usar medicamentos específicos para eliminar as verrugas, como é o caso da pomada Aldara, que elimina os sintomas da doença aos poucos.

Contudo, também é possível que apenas as verrugas desapareçam, quando o vírus não for totalmente eliminado, já que ele poderá ficar dormente no organismo por vários e vários anos sem demonstrar nenhuma anomalia como infecções.

Em alguns casos o HPV poderá ser curado até mesmo sozinho, em até dois anos após a contaminação, já que o próprio sistema imunológico da pessoa poderá eliminar o vírus do organismo.

No entanto, o ideal é procurar o tratamento adequado a fim de realmente combater o vírus e evitar o desenvolvimento de complicações causadas pelo HPV, como o câncer por exemplo.

Além disso, o tratamento tem por função além de combater e eliminar o vírus, evitar que ele seja passado para outras pessoas, sendo então extremamente importante que a pessoa busque por ajuda médica assim que perceber os sintomas.

E o que causa ele?

Também conhecido por crista de galo, o HPV é causado pelo vírus papiloma que se desenvolve no organismo. Ele se manifesta inicialmente através de verrugas que surgem na região genital, após o contato direto ou íntimo com a pessoa infectada.

Existem diversos tipos de HPV e cada um deles é responsável por uma diferente manifestação. Assim a pessoa pode ser contaminada por dezenas de tipos diferentes ao longo de sua vida.

Normalmente o HPV é causado somente através do contato pele com pele de uma pessoa infectada com o vírus com outra saudável. Sabe-se também que 98% das transmissões acontecem através de relações sexuais, que poderão ser transmitidas até mesmo durante o sexo oral e anal.

Outras formas de transmissão, embora raras são pelo contato com a verruga da pele, compartilhamento de roupas e também a transmissão vertical, que é quando a mãe passa para o feto durante o parto.

pessoa com verruga

Quais são os sintomas do HPV?

O principal sintoma do vírus HPV é o surgimento de lesões e verrugas normalmente na região genital, mas que poderão ocorrer em outras partes do corpo, como na garganta, na boca, nos pés e nas mãos.

Estas verrugas e lesões poderão ser caracterizadas por uma manchinha branca ou acastanhada. As manchas normalmente coçam e causam irritação. Porém também existem casos em que a lesão pode não ser visível a olho nu. Assim, ela só pode ser diagnosticada somente através de exames especializados.

Existe vacina para esse vírus?

Embora pareça ser uma doença bem simples, tem casos em que o organismo não consegue eliminar o vírus e o tratamento adequado não é feito. Assim a doença poderá se desenvolver e chegar a complicações como câncer. Por isso uma forma muito interessante de se prevenir a doença é através da vacina, que é disponibilizada gratuitamente através do SUS.

Procure o posto de saúde mais próximo de sua casa e informe-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *