saúde

Fibromialgia: Saiba o que é essa doença e aprenda a identificar seus sintomas!

Você já ouviu falar dessa doença peculiar? A fibromialgia atinge no Brasil cerca de 3% da população, sendo desse número 90% dos casos entre mulheres de 35 a 50 anos. Essa patologia é silenciosa e traiçoeira, já que não pode ser identificada por meio de exames laboratoriais e costuma ser considerada como um “exagero” do paciente.

Se você quer entender melhor do que estamos falando, continue lendo esse artigo e tire suas dúvidas sobre essa doença aqui.

Tratamento

Após fazer o diagnóstico correto da fibromialgia, o tratamento deve ser realizado por múltiplos formatos. Afinal, o indivíduo que sente muitas dores é afetado não só em sua disposição diária como no seu emocional, por se sentir desmotivado em realizar suas tarefas já que sente tantas dores e não sabe como resolvê-las.

O paciente pode, por exemplo, iniciar um tratamento com um suplemento para dores no corpo ao mesmo tempo em que faz acompanhamento psicológico e emocional junto a um médico especializado.

Além disso, ele pode adotar terapias que auxiliem na redução do estresse e na aplicação de pressão nas áreas doloridas como a acupuntura e a realização de massagens semanais com profissionais.

Um ponto muito importante nisso é que esse paciente não deve deixar alguém que não possui conhecimento em massagem lhe fazer essa prática, pois isso pode acarretar maiores dores nos pontos afetados.

A realização de atividade física regular também melhora as dores e por fim, é necessário solicitar a um médico o uso de analgésicos e anti-inflamatórios adequados para as crises mais fortes.

O que é fibromialgia?

Muitas pessoas banalizam essa doença e a consideram até mesmo como “drama” do paciente. Isso ocorre por causa da confusão dos variados sintomas que não permitem ao indivíduo especificar de onde vem o problema. Não é como uma dor de cabeça que está restrita somente àquela área.

Além disso, muitas vezes a fibromialgia é confundida com a atrite o que leva o paciente a passar anos tratando um problema que não tem e nunca encontrando solução para suas dores reais.

O fato é que essa é uma patologia do sistema nervoso central, de origem genética, portanto sem causa específica. Seus sintomas se dão pelo fato de que essa doença afeta a área do cérebro relacionada ao mecanismo de supressão da dor.

O único diagnóstico possível para a fibromialgia atualmente é a identificação dos pontos de dor no corpo, já que os sintomas alteram entre pontos específicos.

dores no corpo fibromialgia

Sintomas da fibromialgia

É importante estar atento aos sinais dessa doença e caso você conheça alguém que afirma possuir todos esses sintomas simultaneamente, compreenda a situação e a indique um médico imediatamente. Alguns problemas são:

  • Falta de disposição diária
  • Dor exagerada em situações comuns
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Distúrbios do sono
  • Sensibilidade na hora de urinar
  • Dor intensa na cabeça
  • Diarria e prisão de ventre constantes
  • Dor percebida ao simples toque
  • Músculos rígidos ao acordar
  • Dores crônicas que migram de um ponto para o outro
  • Cansaço excessivo

Além dessas sensações o paciente também é mais propenso a ter muita dormência nas suas mãos e pés, como um formigamento. Caso você sinta todas essas reações no seu corpo entre em contato com um médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *