saúde

Diminuir o colesterol: Saiba como abaixar os níveis do colesterol ruim no seu sangue!

Ter níveis altos de colesterol no sangue não necessariamente apresenta sintomas físicos, porém, esse problema pode pegar qualquer um de surpresa se não tratado. O colesterol alto causa o entupimento dos vasos sanguíneos o que pode gerar um infarto e até a morte, dependendo da situação. Portanto, diminuir o colesterol e controlar seus níveis é essencial para manter uma vida saudável e longe de risco.

E se você faz parte do grupo com tendência maior a ter colesterol alto (histórico na família, come muitos doces e gorduras, ingere excessivamente álcool, usa anabolizantes etc), fique atento a essas dicas que passaremos hoje.

Diminuir colesterol naturalmente

Primeiro de tudo, tenha em mente que você vai precisa modificar todos os seus hábitos para diminuir o colesterol no corpo naturalmente. Alguns remédios caseiros e receitinhas podem te ajudar. Por exemplo, inserir à dieta a biomassa de banana verde é uma ótima dica. Além de deliciosa, ela reduz o colesterol e auxilia até no emagrecimento.

A alcachofra também protege o fígado, é necessário comê-la cozida assim que estiver pronta. As sementes de linhaça são tipos de grãos que possuem muitas fibras e ômegas 3 e 6. Esses nutrientes quando absorvidos no intestino são fundamentais no combate ao colesterol alto. Para comer a linhaça, adiciona 1 colher de sopa da semente em sua alimentação comum. O melhor é que ela combina com tudo: salada, iogurte, sucos e vitaminas!

Falando em vitamina, uma deliciosa e super saudável é o creme de abacate. É só bater o abacate bem maduro no liquidificador com 100 ml de leite desnatado. Assim, o resultado não será uma vitamina aguada e sim um creme delicioso rico em gorduras saudáveis. O abacate também é antioxidante e elimina toxinas no corpo.

Com chás

Durante o dia você pode se tornar o mais novo adepto ao chá mate. Ele possui propriedades absorventes das gorduras dos alimentos, além disso ele acelera o seu metabolismo naturalmente, sem a necessidade das grandes quantidades de cafeína que estamos acostumados no café. Assim, seu organismo trabalha com mais facilidade e eficiência, queima gordura e reduz o colesterol. É só ferver um litro de água em 3 colheres de chá mate e ir tomando durante o dia.

Um chá menos conhecido é o chá de feno grego que suas sementes são responsáveis pela redução do colesterol. Você vai precisar ferver uma xícara de água em 1 colher de semente de feno grego por 5 minutos.

diminuir colesterol emagrece

Diminuir o colesterol emagrece?

Uma dúvida muito comum das pessoas é se reduzir o colesterol emagrece. A resposta é que depende muito. O colesterol é sim um acúmulo de gordura dentro das veias, portanto, se você reduz o colesterol, terá menos gordura no corpo.

Contudo, nem sempre uma pessoa acima do peso vai modificar sua silhueta e emagrecer tanto apenas retirando essa gordura. Os quilos a mais são advindos mais das células adiposas do que do colesterol.

A vantagem é que a maioria dos procedimentos para reduzir o colesterol proporcionam uma vida mais saudável com hábitos alimentares melhores que consequentemente irão te fazer emagrecer. Mas é apenas uma coincidência e depende mais da pessoa modificar seus hábitos do que de só reduzir o colesterol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *