receitas

Ovo de páscoa caseiro: aprenda a fazer sozinho!

Aqueles deliciosos ovos de chocolate, também conhecido como ovo de páscoa faz um grande sucesso entre nós brasileiros. Na época da páscoa as lojas de doces e supermercados ficam repletos desses ovos, porém, os ovos de páscoa não são apenas para ser consumidos nessa época do ano. É por isso que existem os ovos de páscoa caseiros, assim você mesmo pode fabricar seus deliciosos ovos de chocolate e assim saboreá-los quando quiser. Se você não conhece nenhuma receita de ovo de páscoa caseiro, continue lendo esse artigo que eu separei para você algumas receitas de ovo de páscoa  caseiro.

A base “casca” do ovo de páscoa é sempre a mesma, por isso eu ensinarei a fazê-la e em seguida irei ensinar como rechear essas cascas e como fazer ovo de páscoa de colher.

Ovo de páscoa tradicional: “casca”

Ingredientes:

  • 2 Formas para ovo de páscoa de silicone;
  • Barra de chocolate de 1 kg meio amargo ou ao leite, conforme sua preferência;
  • Pincel.

Modo de fazer:

  1. Derreta a barra de chocolate, pode ser em banho Maria ou através do microondas, conforme as orientações contidas no verso da embalagem (você irá derreter a quantidade proporcional ao tamanho da sua forma);
  2. Espere que o chocolate esfrie por cerca de 2 minutos;
  3. Com o auxilio do pincel, passe o chocolate em toda a parte do “ovo” da sua forma, formando uma camada grossa;
  4. Em seguida leve a geladeira por 5 minutos;
  5. Faça outra camada de chocolate e leve a geladeira por mais 5 minutos;
  6. Caso você opte por uma casca mais grossa poderá fazer mais camadas de chocolate;
  7. Por fim deixe o ovo na geladeira por mais 20 minutos;
  8. Retire da geladeira quando a forminha estiver totalmente esbranquiçada, vire-a em uma superfície de sua preferência e de um leve tapa para que o seu ovo saia. Faça isso com as duas partes do ovo e em seguida poderá embalar ou reserva para colocar recheio.

Ovo de páscoa de colher: Sabor maracujá

Coloque no liquidificador uma lata de leite condensado, uma lata de  creme de leite, meio copo de suco forte de maracujá (todo o pó de um pacotinho com apenas meio copo de água) e bata por cerca de 10 minutos até virar um mousse. Coloque na geladeira por cerca de 2 horas.

Retire da geladeira e coloque o mousse na casca de ovo de páscoa. Em seguida coloque confetes em cima do mousse até cobri-lo totalmente. Leve a geladeira por cerca de 1 hora e já estará pronto para ser consumido.

Ovo de páscoa trufado: Brigadeiro

Faça um brigadeiro tradicional no ponto de comer de colher conforme você tem costume. Leve na geladeira por cerca de 15 minutos. Em seguida coloque esse doce na casca de ovo de páscoa que você fez anteriormente formando uma camada generosa de doce.

Coloque granulado por cima dessa camada de doce. Em seguida acrescente o chocolate já derretido tampando toda essa camada de doce. Se você preferir poderá colocar mais granulado por cima. Leve a geladeira por cerca de 20 minutos.

Você já fez alguma dessas receitas? Gostou? Sabe de mais alguma? Compartilhe conosco através dos comentários.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *