Maternidade

Cuidados durante a gravidez: Veja quais são as principais precauções!

Cuidados durante a gravidez: Veja quais são as principais precauções!

A gravidez é um momento lindo para uma mulher, contudo, neste momento ela estará mais sensível e propícia ao surgimento de várias doenças e até mesmo de um aborto espontâneo, por isso é necessário que a mulher tome alguns cuidados durante a gravidez.

Se você também está grávida saiba que você precisa ler esse artigo, pois a seguir nós iremos falar todos os cuidados que você deverá ter durante a gravidez. Confira!

Evitar chás abortivos

Muitas pessoas gostam de tomar um delicioso chá para se refrescar, porém na gravidez é necessário tomar cuidado na hora de realizar a escolha de um chá, pois muitos podem ser abortivos.

Por isso, as mulheres que sonham em ser mães deverão evitar os chás que podem causar o aborto. Confira a seguir alguns dos chás abortivos.

Chá de carqueja

Esse chá possui muitas propriedades medicinais, porém ele possui algumas substâncias que são consideradas abortivas que irão agir diretamente no leite materno e no útero..

Chá de canela

Como a canela é excelente para acelerar a menstruação, ao tomar esse chá durante a gravidez a mulher irá aumentar suas contrações musculares, afetando diretamente o útero podendo fazer com que ele expulse o feto. Esse chá deve ser evitado principalmente no início da gestação..

Chá de poejo

O chá de poejo também está na lista dos chás que devem ser evitados durante a gravidez, pois ele irá fazer com que a mulher tenha contrações musculares muito fortes que podem induzir o aborto. Além do mais, esse chá poderá causar fortes efeitos colaterais.

Além dos chás citados anteriormente existem outros chás que deverão ser evitados por mulheres que estão grávidas, como:

  • Chá de tanásia
  • Chá de erva doce
  • Chá de boldo
  • Chá de arruda
  • Chá de aloe vera
  • Chá de agoniada
  • Chá preto
  • Chá verde

As mulheres grávidas deverão evitar todos os chás que possuem alto teor de cafeína, pois eles poderão causar intoxicações e deixar o feto com os batimentos cardíacos acelerados.

Vacinas

Outros cuidados durante a gravidez que a mulher deve ter é o de tomar todas as vacinas necessárias, pois elas estarão com a imunidade mais baixa e por isso fazem parte do grupo de risco para vários tipos de doenças.

Algumas das principais vacinas que as mulheres que estão grávidas precisam tomar são:

  • Vacina da influenza (gripe)
  • Vacina de hepatite B
  • Tríplice bacteriana (dTpa-Difteria, Tétano, Coqueluche)

O ideal é que a gestante vá até um posto de saúde para colocar em dia todas as vacinas que precisa.

Não ingerir álcool

E é claro que não poderíamos deixar de mencionar que um dos cuidados durante a gravidez que toda mulher deve ter é o de não ingerir bebidas alcóolicas, pois ainda não é possível saber ao certo quais são os efeitos do álcool para o feto.

Em alguns casos os médicos podem até permitir que a gestante tome uma taça de vinho ou um copo de cerveja durante a gestação, porém o Ministério da Saúde recomenda que a mulher não consuma nada  de álcool nesse período.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *