Financeiro

Conta corrente: Como escolher o banco certo? Veja as melhores dicas aqui!

Conta corrente: Como escolher o banco certo? Veja as melhores dicas aqui!

O que é?

Primeiro de tudo, se você não sabe o que é uma conta corrente vamos te explicar. Essa modalidade do banco te permite ter uma grande liberdade de processos e transações. Você tira e põe seu dinheiro a hora que quiser, sem limitações ou avisos prévios. Ela é muito indicada para donos de negócios, pessoas que tem algum tipo de empresa, qualquer que seja um pequeno comércio, algo que precise movimentar dinheiro o tempo todo.

Vantagens

Ao fazer sua conta, você tem acesso a muitos benefícios como fazer empréstimos, financiamentos, obter cartões de débito ou crédito… Algumas mais modernas, como a Conta Super, permitem até que você faça pagamentos de contas no boleto ou débito automático sem nenhuma complexidade ou burocracia (que é um dos maiores pavores de quem está entrando na vida financeira agora).

Outra vantagem é que diferentemente da poupança, que rende abaixo da inflação, a conta corrente rende bons juros para seu usuário.

Desvantagens

Nada nesse mundo é de graça, não é meus amigos? Por isso, a conta corrente exige um pagamento mensal para sua manutenção. É quase como se o banco deduzisse que se você tem condição de gerenciar algo com grande número de transações, você tem pelo menos uma quantia básica mensal para contribuir com a manutenção da sua conta.

Serviços oferecidos

Com sua conta corrente, você pode ter vários cartões de crédito, débito, quantos forem necessários para suas compras. Pode fazer um empréstimo pessoal e ainda tem controle dos seus gastos direto pela internet, através do Internet Banking, que conta com uma segurança enorme através de eTokens.

Outra facilidade é fazer transferências DOC e TED direto pelo seu computador, desde que o receptor esteja devidamente cadastrado. Você pode emitir folhas de cheque e ter acesso a extratos mensais, que agilizam seu processo de controle de gastos.

Qual conta escolher?

Se você só quer guardar um dinheiro, deixar ele esquecido lá e usar para algum fim maior como viagem, comprar um carro ou algo assim, deixe seu dinheiro na poupança. Aliás, para melhores resultados é até bom que você na verdade, aplique a nota no tesouro direto, escolhendo a melhor opção para o seu rendimento.

Já se você vai abrir um negócio ou faz pequenas vendinhas em casa mesmo, mas que muitas vezes demandam o uso de maquininhas ou de um maior controle do dinheiro que entra e sai, a corrente é a escolha certa. O valor de manutenção é válido se comparado à segurança, praticidade e controle dos seus gastos quando faz uso da conta.

Requisitos

Não é tão simples, nem para qualquer um, abrir uma conta corrente, por isso, vamos descrever qual o perfil ideal para abrir esse tipo de serviço:

  • Ter mais de 18 anos (menores de idade devem ser acompanhados pelos responsáveis legais)
  • Ser uma pessoa física
  • CPF sem restrições nem no SPC nem Serasa

Como abrir

Para tomar seus primeiros passos e abrir sua conta, você precisa entender se essa é sua real necessidade, para não lhe criar gastos desnecessários. Depois, veja se você se encaixa corretamente dentro dos requisitos básicos e compare as instituições disponíveis. Cheque todas as taxas disponíveis e tarifas, para fazer a melhor escolha com menores custos.

Em seguida, organize seus documentos pessoais como CPF, documento original com foto e comprovantes de endereço e renda. Depois de entregar tudo solicitado pelo banco, é só escolher um pacote de serviço e ir à agência mais próxima.

Gostou das dicas? Então comente com a gente como foi escolher a sua conta. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *