Educação

Prouni: Saiba como conseguir uma bolsa para ensino superior!

Hoje em dia o acesso ao ensino superior está um pouco mais fácil do que há alguns anos atrás, porém mesmo assim nem todo mundo consegue entrar no curso que deseja em uma faculdade pública, uma vez que a concorrência é muito alta e ainda é necessário ter notas boas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mas para ajudar os estudantes que querem muito fazer um curso superior, mas não tem como pagar por um curso em instituição privada foi criado o Program Universidade para Todos, Prouni, que desde 2005 já ajudou milhões de pessoas a se formarem e terem uma profissão graças as bolsas desse programa. Confira neste artigo tudo sobre ele e como ele funciona.

O que é o Prouni?

O Prouni é um programa governamental que tem como objetivo oferecer bolsas de estudo em prestigiadas faculdades particulares do Brasil. Com ele pessoas de baixa renda que desejam ter uma profissão conseguem cursar uma graduação e assim entrar especializado no mercado de trabalho. O Prouni já ajudou milhões de brasileiros a conquistarem o diploma e desde a sua criação muito mais pessoas conseguiram cursar uma faculdade, algo que não acontecia até pouco tempo atrás.  Todas as faculdade privadas parceiras do Prouni possuem boa reputação e promovem uma educação de qualidade.  Ao contrário do Fies, no Prouni os alunos ganham bolsas de estudo, que podem ser de 25%, 50%, 75% ou de 100% e depende da situação socioeconômica para ganhar cada uma delas.

Como se inscrever?

Para se inscrever em uma bolsa do Prouni é necessário que você que tenha renda per capita familiar menor do que 2,5 salários mínimos e que não possua outra graduação. No período de inscrição você deve acessar o site www.prouni.gov.br e preencher ao questionário socioeconômico e escolher a faculdade que deseja fazer e o curso desejado. A partir das respostas do questionário será avaliado o percentual de bolsa que você terá direito, isso varia de acordo com a renda da sua família. Por isso você pode ganhar entre 25% de bolsa a 100%, tudo depende. E se for aprovado na primeira fase do programa é necessário comprovar tudo o que foi dito no questionário, por isso em hipótese nenhuma minta a respeito disso.

Professores do ensino básico que desejam fazer licenciaturas também tem direito ao Prouni.

Tem que pagar depois?

Não o Prouni é um programa de bolsas, e por isso não é necessário pagar depois de formado, se você tiver 100% de bolsa não precisará pagar nada do seu curso, nem mesmo após se formar. Porém aqueles que não têm bolsas integrais precisam pagar mensalmente o valor que falta do curso. Caso o aluno não pague poderá ficar com dívidas junto da faculdade. Então verifique bem antes quanto de bolsa você têm e quanto precisa de pagar todos os meses.

Se você tem dúvidas sobre o Prouni nos conte no comentários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *