Educação

Enem: Vejas as melhores dicas para se dar bem na prova!

O Enem – Exame nacional do ensino médio, é uma prova realizada anualmente para milhões de brasileiros que estão em busca de ingressar em uma faculdade publica do país ou de ganhar bolsas parciais ou integrais em faculdades privadas. Através dessa prova também é possível conseguir um financiamento estudantil do governo com juros bem mais baixos que os demais financiamentos.

Por proporcionar tantas vantagens, o ENEM é uma prova muito concorrida e o aluno que deseja se destacar necessita dedicar bastante para conseguir um bom desempenho. Veja a seguir tudo o que você precisa saber para não perder esse importante exame.

O que estudar?

O Enem é um exame que cobra do aluno o conhecimento básico sobre todas as áreas de formação do ensino médio. Assim, para ir bem no Enem o aluno deve dedicar e saber um pouco sobre todas as matérias que são vistas na grade do ensino médio. Contudo, o Enem possui um sistema inteligente que cobra do aluno maior desempenho em algumas áreas. Assim, para ir bem no Enem, de maior atenção as provas de matemática e de Redação, que são as que podem subir ou descer a sua nota conforme o seu desempenho.

Não vale a pena dedicar somente a essas duas provas, visto que todas as demais matérias são importantes, pois caso o aluno obtenha notas muito baixas, sua média ira diminuir proporcionalmente. Outra dica é ter atenção na hora da prova e tentar resolver todas as questões fáceis, e evitar chutar, se caso necessário chute um questão difícil, pois as questões mais fáceis contam mais pontos que as questões difíceis.

Fique atento no tempo, pois é necessário que você use aproximadamente 3 minutos em cada questão para conseguir realizar toda a prova no tempo necessário. Deixar de fazer questões ou chutá-las sem conseguir analisar pode ser um grande erro do aluno.

Quando vai ser?

As datas da realização do Enem 2017 já estão disponíveis. Sendo assim, as provas ocorrerão nos dias 5 e 12 de novembro. Em dois finais de semana consecutivos. Medida aprovada neste ano para a mudança, na qual antes as provas eram realizadas em apenas um final de semana, agora serão em dois, para garantir que o aluno não realize as provas muito cansado e assim obtenha melhor desempenho.

As provas terão duração de 5 horas e 30 minutos no primeiro dia do exame, dia 5 de novembro, e de 4 horas e 30 minutos no segundo dia do exame, dia 12 de novembro. Essa mudança de colocar a redação no primeiro dia de prova, e não mais no segundo também ocorreu esse ano.

Quanto custa?

Entre as medidas aprovadas para mudança do Enem 2017, estava o aumento da prova, que neste ano de 2017 irá custar 14,00 mais caro, sendo que no ano de 2016 esse valor era de 68,00 e agora o valor foi para 82,00, medida que causou muita polemica entre os estudantes que não concordaram com o aumento. Os alunos com condições socioeconômicas desfavoráveis podem solicitar a isenção de taxa do exame.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *