Dicas

Certidão de casamento: Saiba como tirar!

Certidão de casamento: Saiba como tirar!

Quando duas pessoas resolvem se unir através do casamento, elas não devem se preocupar apenas em fazer festas e uma linda cerimônia, é preciso também ficar atento à parte burocrática, como a certidão de casamento, que é um documento muito importante e que será necessário em várias ocasiões.

Ainda não sabe como fazer a certidão de casamento? Então você está no lugar certo, por que a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre como fazer essa certidão. Continue lendo e confira a seguir.

Onde fazer?

O primeiro passo para o casal apaixonado que está pensando em se casar é procurar por um Cartório de Registro de Pessoas Naturais próximo da sua casa e pedir para dar entrada no casamento civil. Assim os noivos irão passar por um processo feito pelo cartório a fim de saber se ambos estão desimpedidos e podem realizar o casamento.

É necessário apresentar alguns documentos para fazer o casamento civil, que poderão variar entre pessoas solteiras, divorciadas  e viúvas.

Para pessoas solteiras

  • Certidão de nascimento dos noivos
  • Carteira de identidade
  • Comprovante de residência

Para pessoas divorciadas

  • Todos os documentos citados acima
  • Certidão de casamento com averbação do divórcio

Para pessoas viúvas

  • Todos os documentos de pessoas solteiras
  • Certidão de casamento
  • Certidão de óbito do conjugue falecido

Em todos os casos é essencial que a pessoa apresente duas testemunhas maiores de 18 anos e que conheça os noivos.

Quanto custa?

Para que possa ser realizado o casamento no civil e você possa ter sua certidão de casamento é necessário pagar um a taxa assim que você dá entrada com os papeis do casamento no cartório. O valor dessa taxa irá variar conforme as normas do cartório de cada região, sendo que geralmente elas costumam ser a partir 60 reais, valor que poderá ultrapassar os 1.000,00 conforme o estado escolhido.

Segunda via

Se por algum motivo você não possui mais a sua certidão de casamento, o ideal é que você solicite a segunda via dela, pois assim evitará transtornos quando precisar apresentar essa certidão.

Existem duas maneiras de tirar a segunda via da sua certidão de casamento, a primeira é comparecendo ao cartório onde foi realizado o casamento e fazer a solicitação. Assim dentro de alguns dias sua certidão estará pronta para você buscar.

Mas se você mudou de cidade ou até mesmo estado e não consegue comparecer ao cartório onde foi realizado o casamento, você poderá fazer a sua solicitação através da internet, assim você deverá seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a página oficial do cartório 24 horas.
  2. Clique em endereço dos cartórios e selecione o estado e a cidade onde foi feito o seu casamento.
  3. Clique no campo “solicite sua certidão”.
  4. Preencha todos os dados e escolha a forma de entrega da certidão de casamento.
  5. Efetue o pagamento da taxa e sua certidão de casamento chegará dentro de alguns dias em seu endereço.

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário que nós responderemos assim que for possível.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *