decoração

Cozinha Planejada: 5 dicas importantes para não errar no projeto!

Mesmo contratando um profissional projetista para fazer sua cozinha planejada, você não deve deixar o projeto nas mãos deles totalmente, afinal você tem seus desejos e sonhos para essa cozinha!

Sendo assim, é essencial que você acompanhe de perto o desenvolvimento do projeto. Uma ideia é fazer um esboço de como você deseja planejar a cozinha, assim esse profissional lhe diz se é viável ou não, assim como possíveis custos e outros detalhes.

Confira a seguir 5 dicas importantes para não errar no projeto da sua futura cozinha planejada. Vamos lá?

1. Cuidado com a circulação no espaço

Quando for a hora de tirar as medidas do espaço, diga para seu projetista quantas pessoas em média frequentam a cozinha de rotina, principalmente se a sala de jantar for integrada e a entrada/saída no espaço sejam frequentes; como também se apenas uma ou mais pessoas cozinham simultaneamente no mesmo espaço.

Isso tudo são características que influenciam na escolha das medidas dos armários, posição de bancadas ou ilhas, dentre outros elementos, sempre pensando na circulação das pessoas ali. De nada adianta uma cozinha linda, toda moderna, mas totalmente sem espaço.

2. Evite armários muito altos

O principal objetivo de uma cozinha planejada é mais praticidade e funcionalidade para os moradores da casa, portanto nada de dificultar o espaço com projetos contendo armários ou portas altas. Além de totalmente fora de moda, os armários que topam no teto costumam esconder coisas ao invés de fazer com que a pessoa use; há casos também em que as pessoas nem usam essas partes superiores dos armários porque não têm altura o suficiente para alcançar. Lembre-se também de que cada centímetro de madeira ou ferro dos móveis é seu dinheiro, então móveis de tamanho médio são suficientes para seu uso, para a decoração e também para seu bolso.

3. Capriche na escolha dos materiais e cores

Todo o espaço deve respeitar o estilo que você escolher, seja moderno, clássico, sofisticado ou até romântico. Fale com seu projetista isso também, pois para cada estilo existem materiais e cores que combinam mais. Uma cozinha sofisticada e moderna pede materiais em inox e detalhes com cores mais vibrantes, por exemplo; já uma cozinha retrô pede móveis de estilo mais clássico, com pezinhos, puxadores diferenciados, entre outros. A decoração não vem somente depois, começa desde o planejamento do projeto!

4. Planeje o local para as tomadas

Importantíssimo isso! Sua cozinha nova deverá ser planejada de acordo com a distribuição de tomadas pelo espaço. Se você for fazer investimento também nessa parte, priorize criar diversas tomadas próximas à bancada principal para utilizar sem problema algum seus eletrodomésticos. Pode planejar de forma que elas fiquem embutidas nos armários, não necessariamente nas paredes.

5. Eletrodomésticos antes do projeto

Se for mudar de eletrodomésticos, faça isso antes da criação do projeto, pois as medidas de geladeira, fogão, microondas, entre outros, são essenciais para definir as medidas dos armários. E já pensou, você instala sua nova cozinha planejada, mas aí compra uma geladeira nova que não cabe no espaço da geladeira anterior? Sinônimo de gasto isso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *